Como ter uma Carreira Internacional

Foto de Bianca Miranda

Bianca Miranda

International Career Specialist

Ter uma carreira internacional é o sonho de muitos profissionais que desejam expandir suas experiências, adquirir habilidades, melhorar a remuneração ou que sentem que é a hora de mudar de emprego. Se você faz parte de um desses grupos, é hora de transformar esse sonho em um plano.

Alcançar uma vaga no exterior pode ser desafiador, já que envolve várias etapas de planejamento, preparação e execução. Neste artigo, você vai  encontrar tudo o que precisa saber para tornar a sua carreira internacional.

O que significa ter uma Carreira Internacional?

Eu sei que a resposta pode parecer óbvia, e também sei que você já sabe o básico: trabalhar para uma empresa de fora, ganhando em moeda estrangeira. Tudo isso é verdade, mas podemos ir além. Diferente de uma carreira tradicional e nacional, uma carreira internacional envolve trabalhar em ambientes multiculturais, desenvolver habilidades de comunicação em outro idioma e aprender a se adaptar a diferentes estilos de gestão e expectativas profissionais.

Vantagens de uma Carreira Internacional

Uma carreira internacional oferece diversas vantagens! Embora o salário em uma moeda mais forte seja o mais atrativo, existem vários outros motivos que podem te incentivar a manter o foco no processo de internacionalização da sua carreira.

✦ Salários mais altos:

Trabalhar em mercados estrangeiros oferece oportunidades de ganhos maiores por uma questão de câmbio. A maioria das vagas paga em dólar, euro ou libra. Se você optar por trabalhar remotamente e decidir morar em um país que tenha uma moeda mais fraca, como o Brasil, o seu poder aquisitivo pode aumentar em 6x, por exemplo.

Qualidade de vida:

Receber em uma moeda mais valorizada pode te dar uma condição financeira mais confortável e a oportunidade de investir em saúde, segurança e lazer. Além disso, em geral, as vagas tem uma carga horária menor que a do Brasil e oferecem flexibilidade na rotina.

Networking global:

Trabalhar no exterior permite desenvolver uma rede de contatos valiosa, que pode abrir portas em outros países e indústrias. Depois que você entrar nesse mercado, o seu currículo nunca mais será o mesmo.

Desenvolvimento pessoal e profissional:

Experiências internacionais aprimoram habilidades como adaptação, comunicação intercultural e resiliência. A proporção de aprendizado e a velocidade com que eles acontecem quando você está imerso em uma nova cultura é um diferencial positivo para a sua vida pessoal e profissional.

Uso de outro idioma:

Muitos profissionais se sentem desmotivados por terem aprendido inglês, mas não terem a chance de usá-lo no cotidiano. A carreira internacional pode ser uma ótima solução, já que permite o uso diário do idioma e oferece oportunidades de aperfeiçoamento. O mesmo vale para outros idiomas além do inglês, o princípio é o mesmo.



Se essas vantagens te convenceram de que vale a pena buscar uma vaga no exterior, hora de colocar a mão na massa!

Como planejar a sua carreira internacional

Nada de começar já enviando currículos para todas as vagas que você encontrar e achar que fazem sentido para o seu perfil. Isso só vai te fazer perder tempo e se frustrar, porque a possibilidade de dar errado é imensa. Lembre-se que você está entrando em um mercado totalmente novo, com um outro olhar cultural e processos completamente diferentes.

Ter um planejamento claro é o primeiro passo para ter uma carreira internacional bem sucedida. Eu sei que planejar algo pode parecer complexo, sobretudo quando não se tem domínio sobre o assunto, mas calma! Você não precisa construir esse plano de uma vez e sozinho. Neste artigo vou te mostrar um passo a passo básico.

Defina suas metas profissionais

Pergunte a si mesmo quais são seus objetivos ao buscar uma carreira internacional. Eles vão te guiar durante todo o processo. É claro que alguns pontos são bem comuns para todos, mas a verdade é que cada um tem a sua própria motivação e ela precisa ser clara na sua cabeça.

É sobre melhorar as habilidades na sua área de atuação? Ganhar mais? Trabalhar em uma indústria específica? Mudar de país e fazer um intercâmbio cultural? Conseguir uma vaga remota e continuar no seu país, mas tendo mais qualidade de vida? Essas são só algumas possibilidades, há muito mais e você precisa fazer o exercício de encontrar as suas perguntas e, depois, as respostas. Elas que vão orientar todas as suas decisões.

Pesquise sobre carreira internacional

Nesse momento, você provavelmente já começou a pesquisar sobre o tema – talvez por isso você esteja neste artigo. Um alerta: procure conteúdos sérios e direcionados para as respostas que você obteve acima. Por exemplo, se você descobriu que quer uma carreira internacional focada na sua área, nada de ir pesquisar conteúdo apenas de imigração ou “qualquer” trabalho no exterior.

Se conecte com profissionais que já fizeram essa transição ou estão nesse processo. Leia blogs, procure cases de sucesso, siga profissionais que falem sobre o tema. Maratone vídeos no youtube e anote todas as sua dúvidas. Esse primeiro momento de pesquisa é uma forma de confirmar que você realmente quer. Abaixo, um vídeo que pode te ajudar:

Depois de pesquisar você percebeu que realmente quer internacionalizar a carreira? Hora de ir para a segunda fase!

O que eu preciso ter para conquistar um cargo internacional?  

Você precisa começar a analisar a sua trajetória profissional. Uma carreira internacional exige habilidades específicas, como fluência em idiomas, conhecimentos técnicos e habilidades interpessoais, de adaptação e resiliência. Nesse momento, sei que a síndrome do impostor já está começando a bater por aí. Antes de achar que não consegue, você precisa olhar para todo o processo de forma racional, assim vai poder identificar o que é realmente é um obstáculo e o que não é. Já posso te garantir que boa parte das suas inseguranças provavelmente são só pontos de ajuste, e não um problema real.

Antes de investir em cursos, certificações ou até mesmo desistir por não achar que é bom o suficiente, vou te trazer três perguntas, e se a sua resposta for positiva para todas elas, boa notícia: você pode, sim, conseguir uma vaga no exterior.

✦ Você tem um bom nível de inglês? Entende bem e se comunica com clareza? 
✦ Tem mais de 5 anos de mercado com experiência comprovada? 
✦ É da área de Marketing, Dados, Produto, Design, TI, Engenharia ou Customer Success?

Não é tanta coisa, certo? Ao longo do processo podem surgir outros pré requisitos, considerando os seus objetivos e as necessidades das vagas que chamam a sua atenção. No entanto, o que citei acima são pontos básicos e posso te garantir que com eles em mãos, as suas chances de conseguir uma carreira internacional são reais. Nada de achar que não é para você!

Agora que você já entendeu que consegue, vamos para a terceira fase!

Como começar a procurar vagas internacionais?

Eu sei que depois de consumir tanto conteúdo, o seu primeiro instinto é correr para o Linkedin ou algum outro site de vagas e aplicar para todas as oportunidades disponíveis. Se você já fez isso, preciso te dizer que não é uma boa ideia e não vai trazer resultados; mas não precisa se frustar, esse é um erro comum e pode ser corrigido. É sobre isso que vamos falar!

Para que seu currículo se destaque em um ambiente competitivo, ele precisa ser adaptado a uma carreira internacional. Isso significa que só traduzir não adianta. O currículo e a cover letter (carta de apresentação ou motivação, pedida em alguns processos seletivos internacionais) precisam ser construídos de forma estratégica, potencializando as suas habilidades e contando a sua história de forma interessante para os recrutadores. O mesmo também serve para o seu Linkedin.

Nessa fase, o processo começa a afunilar. Atividades operacionais, práticas e estratégicas vão surgir, o que significa que você vai começar a ter dúvidas – e isso é completamente normal! Nessa hora, vale a pena procurar a ajuda de quem conhece esse processo e pode te guiar. Você pode fazer tudo só, mas ter o auxílio de um profissional focado nas suas necessidades vai agilizar a conquista da sua vaga internacional. Essa é a hora de pensar de maneira inteligente e investir no seu plano de ter uma carreira internacional.

Mentoria para conquistar uma carreira internacional

Se você usa o Linkedin e é uma pessoa antenada no mercado de trabalho, provavelmente já ouviu falar sobre uma mentoria, mas você talvez não saiba como ela funciona e se faz sentido para você investir nessa solução. A mentoria vai muito além de conversas ou aconselhamento individual, embora isso também faça parte.



Vantagens de ter uma mentoria para carreira internacional

Por mais que você seja um profissional experiente no mercado de trabalho brasileiro e a sua carreira já tenha muito valor, é preciso reconhecer que no contexto internacional você é novo. Seu networking começa praticamente do zero e as diferenças culturais podem te deixar um pouco perdido. Realizar o processo de internacionalização sozinho é mais cansativo, confuso, e as chances de dar errado são maiores do que quando se tem o apoio de quem já percorreu aquele caminho várias vezes.

Aqui na Globaw, oferecemos uma mentoria que direciona todo o processo de forma individualizada. Cada carreira é única, por isso, te ajudamos a construir a sua estratégia de internacionalização; apresentar sua carreira para recrutadores internacionais com o que é valorizado por eles e te ensinar a: identificar as oportunidades que mais te darão chances de aprovação; construir o seu Linkedin, de forma que ele seja encontrado pelas empresas estrangeiras; elaborar currículo e cover letter que passem pelos robôs de triagem; aprender a fazer networking global; se preparar para as entrevistas internacionais e acessar vagas exclusivas no exterior – além, claro, de todo monitoramento e validação que fazer da sua jornada.

Como posso ter acesso a mentoria para carreira internacional?

Se você gostou da ideia de trabalhar em uma empresa internacional e quer entender se podemos ajudar com a trajetória que você construiu até aqui, basta entrar em contato conosco clicando aqui. Investir na sua carreira sempre vale a pena.

Lembrando: para fazer parte da nossa mentoria, você precisa conseguir se comunicar bem em inglês e ter pelo menos cinco anos de experiência comprovada no mercado corporativo em áreas como Marketing, Dados, Produto, Design, TI, Engenharia e Customer Success.

Compartilhe nas redes
WhatsApp
LinkedIn

Entenda como podemos te ajudar

Fale com um de nossos Consultores