16 vantagens de uma carreira internacional

Picture of Marcelo André

Marcelo André

Co-Founder and Marketing at Globaw

As fronteiras entre países estão, cada dia mais, invisíveis no âmbito profissional. Se há 10 anos, poderíamos contar nos dedos a quantidade de profissionais ao nosso redor que trabalhavam para o exterior, hoje, podemos classificar como algo relativamente comum.

E diferente do que algumas pessoas podem pensar, as vantagens de uma carreira internacional vão muito além do salário 3, 4, 5 vezes maior, quando comparado a uma carreira construída no Brasil.

Sabendo isso, fiz um compilado com 16 vantagens de uma carreira internacional, para que mais pessoas entendam tudo o que podem ganhar se fizeram essa escolha de carreira. Tá, mas porque 16? Porque foi a quantidade de vantagens relevantes que consegui pensar haha. Se eu encontrar novas, atualizo o artigo. Beleza?

Então vamos a elas:

1. Exposição a novas culturas e perspectivas

Se você, brasileiro, foi contratado, é bem provável que a empresa tenha o modelo de contratação global e você trabalhe com pessoas de todo lugar do mundo. Essa é uma oportunidade única para conhecer o trabalho na perspectiva de alguém que tem uma história completamente diferente da sua. Além disso, com as trocas interpessoais, você aprenderá muito sobre novas culturas.

2. Oportunidades de crescimento profissional

Atuando em uma empresa de porte global, seu crescimento profissional pode se dar pela capacidade da empresa de te promover, pela possibilidade de movimentações que você passa a ter, principalmente, pela rede de contatos que você constrói e através dos seus desafios, que possivelmente, vão te estimular a aprender mais e pensar de novas maneiras. Já vimos esse tipo de situação acontecer muito com nossas mentoradas.

3. Aprimoramento do idioma

Muitos profissionais se sentem frustrados por terem aprendido inglês e não terem oportunidades de usar no dia a dia. Neste caso, a carreira internacional também ajuda muito. Afinal, você vai utilizá-lo diariamente e ainda vai ter espaço para aprimorar ainda mais. No caso de outros idiomas, além do inglês, a lógica é a mesma.

4. Networking internacional

Construir uma rede internacional de contatos pode abrir portas para oportunidades únicas e colaborações valiosas.

Se você já tem algum tempo de carreira, já percebeu o quão importante é a construção do seu networking. Eu, particularmente, cheguei nas entrevistas mais relevantes da minha carreira, por meio da minha rede de contatos. Agora pense que em uma empresa internacional, trocando com profissionais do mundo inteiro, e mostrando bem o seu trabalho, você tem a chance de construir uma rede realmente global.

Temos alguns casos de mentoradas que estão no terceiro emprego internacional, mas vamos aprofundar nessa vantagem mais a frente.

5. Remuneração muito maior

Esse é o motivo mais óbvio e o que atrai a maior parte das pessoas para uma carreira internacional. Mas existem alguns alertas aqui. Quase sempre, o emprego internacional vai pagar muito mais do que no Brasil, mas existem situações para você ter atenção e não dar um passo em falso.

Existem empresas internacionais, com operação no Brasil e que vão fazer a oferta em real, com salário na régua brasileira – não dê mole com isso. E outro caso comum, é quando o emprego é para morar no exterior, com uma oferta que seria ótima para viver no Brasil, mas é para ir para um país com custo de vida elevado, como a Bélgica – morei por um mês lá e senti isso na pele.

Mas como falei, de maneira geral, o salário vai ser uma das partes mais atrativas da oferta internacional. Quando a posição é remota, paga em dólar ou euro, e você vive em país com uma moeda mais fraca, como o real, peso ou baht… meu amigo, minha amiga… vive-se muito bem. Muito mesmo!

6. Melhores oportunidades de educação e treinamento

Antes que o haters* digam: “Ah! Mas no Brasil muitas empresas investem na educação do colaborador…”. Sim, eu sei disso.

Mas eu coloco essa vantagem aqui porque, uma vez que você está em uma empresa internacional, que investe no desenvolvimento dos funcionários, você tem mais fácil acesso aos melhores treinamentos do mundo.

É mais fácil para uma empresa internacional investir em capacitações em dólar, do que uma nacional, que possivelmente vai colocar um teto orçamentário não muito alto para isso.

*Brincadeira, não tenho haters… não que eu saiba rs.

7. Qualidade de vida

Essa vantagem eu pontuo de formas diferentes, a depender do seu modelo de contratação. Se você for morar no exterior, a qualidade de vida vai vir, principalmente, por meio da segurança, da mobilidade e dos serviços públicos.

Se você seguir o caminho do emprego remoto internacional, a sua qualidade de vida vai vir por meio de uma maior flexibilidade, liberdade geográfica e, claro, através do que o seu salário vai te proporcionar.

8. Pioneirismo

Você já deve ter ouvido falar que primeiro as coisas acontecem no exterior depois, no Brasil. Aqui eu não vou generalizar, mas sim, em algumas áreas isso é bem verdade.

Quando falamos em Tecnologia e Inovação, podemos citar, apenas na Europa: Finlândia, Países Baixos, Suíça, Suécia e Dinamarca, como países que despontam neste quesito. E quando falamos Marketing, temos os Estados Unidos como referência global.

9. Oportunidades de viagens

Uma carreira internacional frequentemente vem com a possibilidade de viajar, seja para reuniões, treinamentos ou novos projetos. Já vi (algumas vezes), mentoradas que viajaram na primeira semana de trabalho. E isso não precisa estar diretamente ligado à hierarquia do seu cargo.

Na Europa, por exemplo, se você se planejar com antecedência, chega a pagar 10… 20… euros em uma passagem área – o que é mais barato do que um busão Rio-São Paulo.

10. Valorização do currículo

Pode ser que você não queria ter uma carreira internacional para sempre. Esse pode ser o plano de algumas pessoas: conseguir a oportunidade para o exterior, ficar um tempo fora, levantar uma grana e depois retomar a carreira nacional. (Apesar de eu achar que seja muito difícil uma pessoa fazer esse movimento e voltar atrás)

Na Globaw, brincamos que tem coisas que quando você vê, você não consegue mais “desver”. E ter uma carreira internacional, é uma dessas. Se você pode ganhar 4x mais, fazendo a mesma coisa que faria para o Brasil, por quê não fazer?

E ainda existe um outro caso: o brasileiro que já tem experiência internacional, pode estar a frente do brasileiro que não tem – nas entrelinhas está escrito que você consegue e gosta de lidar bem com a multiculturalidade de um ambiente global.

11. Exposição a diferentes estilos de gestão e liderança

Se você já passou por mais de uma liderança, eu tenho certeza que você aprendeu com cada uma delas. Seja pelo o que fazer, ou pelo o que não fazer – mas aprendeu.

Agora pense, que rico é você lidar com diferentes estilos de gestão e lideranças: pessoas da Bulgária, de Israel ou da Austrália. Espero que, sempre, conseguindo extrair o que há de melhor de cada um.

12. Mais oportunidades

Essa pra mim, é uma das maiores vantagens quando se pensa em uma carreira internacional. E acredito que a explicação fica mais fácil com um exemplo:

Abri o meu LinkedIn e busquei por vagas de Analista de Dados no Brasil: 846 vagas. Depois busquei por vagas de Analista de Dados ao redor do mundo: 21.919 vagas.

É bem lógico, né? Mas não vejo isso ser tão dito. Quando você tem uma carreira internacional, você tem mais oportunidades.

13. Maior segurança econômica e estabilidade

Em muitos casos, países estrangeiros oferecem maior estabilidade econômica e segurança no emprego do que o Brasil. Consequentemente, esse cenário é replicado para as empresas.

Você já deve ter ouvido falar que empreender no Brasil não é para amadores, afinal, existe muita carga tributária e pouco incentivo – o que dificulta a estabilidade econômica das companhias. E, de quebra, ainda vivemos em uma moeda mais fraca e instável.

E quando comparamos essas realidades, podemos ver um cenário mais seguro para quem tem uma carreira internacional.

14. Diversidade

Só pelo fato de você estar em um ambiente internacional, já existe um indício de que este é um lugar mais diverso. Claro que, é perigoso e injusto generalizar, mas é bem fácil encontrar empresas no Brasil que promovem pouca ou nenhuma diversidade.

15. Saúde e bem-estar

Tenho um primo que trabalha para a Delta, nos Estados Unidos, e ele sempre fala de um dos valores da companhia: o tal do Work Life Balance. Obviamente, entendia o que ele dizia, mas nunca trabalhei em um ambiente assim. Nunca mesmo.

Até que, no primeiro semestre de 2023, morei na Europa e vi com meus olhos um pouco disso. Confesso que no início, eu estranhei. Depois, entendi. E depois admirei. Comércios que fecham mais cedo, comidas saudáveis muito mais acessíveis e um ambiente favorável ao equilíbrio entre trabalho e não-trabalho.

16. Autoconhecimento e crescimento pessoal

Apesar dessa lista de vantagens, um ambiente internacional vai te desafiar, vai fazer você, por vezes, ficar desconfortável. E no meu ponto de vista, isso gera crescimento pessoal, desenvolve adaptabilidade e autoconhecimento, sem igual.

Enquanto fui nômade digital, muitas pessoas me relataram que sonhavam em fazer o mesmo. Realmente, foi muito legal. Mas essa escolha, me fazia encarar junto, uma série de imprevistos e desafios – que na hora, não são tão legais, mas quando eu olho em retrospecto, percebo a importância de cada um.

A pulga atrás da orelha

Depois de tantas vantagens, eu tenho certeza que algumas perguntas surgiram na sua cabeça, e talvez, uma delas seja: “Será que eu consigo ter uma carreira internacional?”.

Bem, eu acredito verdadeiramente, que para quem deseja muito, é possível. Pode ser que não seja rápido e que você precise fazer algumas escolhas difíceis – mas, sim, é possível.

Na Globaw, não conseguimos ajudar a todos. Nós conseguimos ajudar quem deseja fazer esse movimento por meio da carreira – conquistando um emprego para o exterior, remoto ou presencial.

E existem dois pré-requisitos para podermos atender: que a pessoa já consiga se comunicar em inglês e tenha, pelo menos, 3 anos de experiência profissional no mercado corporativo, em áreas como: Marketing, Dados, Produto, Design, TI, Engenharia, Customer Success, RH, Finanças e Procurement.

Por fim, se você gostou de conhecer as vantagens de uma carreira internacional e quer entender se com a carreira que construiu até aqui, nós podemos te ajudar, basta realizar o nosso Diagnóstico de Carreira Internacional aqui: https://globaw.com/diagnostico/

Compartilhe nas redes

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter

Entenda como podemos te ajudar

Faça o Diagnóstico de Carreira Internacional